quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Welcome to the party, pal


Um bem haja a todos os cinéfilos, espectadores assíduos, e público ocasional! E também, claro, para os nossos carismáticos críticos de cinema portugueses, que conseguem manter o lirismo de um poeta prussiano do séc. XVI, ao declamar sobre a sétima arte.

Reunimo-nos hoje, e daqui em diante, num espaço dedicado ao exercício da dedução, interpretação forense e petrografia do sentido dos textos escritos pelos maiores representantes nacionais da arte-de-falar-sobre-filmes-o-mais-depressa-possível-assim-que-começam-os-créditos-finais-na-sessão-das-10-da-manhã-no-festival-de-Cannes.

Eles, pela paixão e liberdade de expressão. Nós, pela transparência e clareza gramatical que ainda moem o juízo aos nossos primos e irmãos mais novos, e pela erradicação dos idiomas codificados das resenhas críticas em que, no final, fica sempre uma pergunta por responder: "hã?"

2 comentários:

  1. Uii se isto contar com bloggers de certeza que venho cá parar, com a minha verborreia aguda sempre em ação...

    Parece.me um projeto bem engraçado e que, se percebi bem, ainda poderá promover umas quantas gargalhadas. Boa sorte com isso! O maior sucesso.

    Catarina d'Oliveira
    http://close-up.com.pt

    ResponderExcluir
  2. Só peca por restringir À crítica de cinema porque a de Teatro, além de bem mais escaça também tem cada prenda... Senão, deliciem-se com esta e vejam se não concordam:
    http://www.publico.pt/cultura/noticia/critica-de-teatro-paixoes-e-pulsoes-numa-leitura-de-goethe-intuitiva-1582994

    ResponderExcluir